Integrar Telefonia Asterisk com Zoho CRM.

Integrar Telefonia Asterisk com Zoho CRM.


Antes de Integrar tenha em mente o seguinte requisito.

1) Ter instaldo o JDK 1.7.x no sistema em que você vai instalar o Adaptador do Zoho PhoneBridge.


Vamos o utilizar o SO Linux, mas o Asterisk e distribuído para várias outras plataformas como FreeBSD, OpenBSD, Solaris, Mac OS, Unix e Windows.


Para integrar o sistema PABX Asterisk ao Zoho CRM, basta seguir os seguintes passos:
Primeiro entre na sua conta Zoho CRM  e clique em configurações , selecione telefonia em Canais.






Com isso você chegará a seguinte página.







Clique em Click to Configure para começar a configurar o PhoneBridge. Na próxima página clique em Habilitar PhoneBridge.







No campo de pesquisa digite Asterisk para utilizar como seu provedor de telefonia, depois clique em Integrar.







As etapas envolvidas na integração de fato são: Configurar os Grupos do Zoho PhoneBridge, Gerar Chave de Autenticação e Instalar o adaptador do PhoneBridge.





Clique em continuar, e veja os detalhes de cada etapa a seguir.


Configurar os Grupos do Zoho PhoneBridge

Você deve criar o grupo e adicionar os usuários, para implementar o Zoho PhoneBridge na sua organização. O grupo deve ser associado a um usuário, que se torna o usuário de identificação do grupo.





Detalhes de cada campo.

Nome do PhoneBridge: Nome dado ao grupo do Zoho PhoneBridge.

Usuário de identificação do grupo: Selecione um usuário da lista, este usuário deve gerar a chave de identificação do CRM e enviá-la para o administrador PBX.

Associar o CRM: Escolha um grupo existente no CRM.

Código de discagem: Este é o prefixo que será adicionado ao início do número de chamada, utilize LOCAL:0.

Nome do usuário: Usuário que tem acesso ao Zoho PhoneBridge.

Extensão de Usuários: número do ramal PBX do usuário.

Definir como padrão: Defini como ramal de saída quando uma ligação for efetuada.

Código de área padrão: Código de discagem padrão para as chamadas efetuadas. Se optar por "Nenhum" você pode escolher o código no momento da chamada, já "NENHUM PREFIXO" o número será discado de acordo com o registro do contato.

Adicione todos os usuários e clique em Salvar.



Gerar Chave de Autenticação

Para gerar a chave de autenticação clique em configurações , agora em Espaço do desenvolvedor escolha APIs.





Clique em Token de PhoneBridge e sua chave de autenticação será gerada.























Salve este valor pois será utilizado na próxima etapa.


Instalar o adaptador do PhoneBridge.

Faça o download do Adaptador do Asterisk 1.4, após isso extraia o arquivo .zip e salve. No exemplo deste tutorial foi criada a pasta Zoho para salvar.

A próxima imagem mostra a navegação e listagem dos diretórios do arquivo que foi extraído. Será necessário fazer pequenas modificações nos arquivos de propriedades.




No diretório Zoho/ztiadapter/conf, execute o comando sudo nano zti.properties, para abrir o arquivo no modo de edição.





O resultado do comando será.






Devemos alterar o campo do authtoken que está 12345678 para o valor da chave de autenticação gerada.







Salve a alteração e vá para o diretório Zoho/ztiadapters/asterisk14, execute o comando sudo nano asterisk14.properties, para abrir o arquivo no modo de edição.





Resultado da ação executada.





Devemos alterar o valor dos campos:

asterisk.server para 127.0.0.1

asterisk.manager.username para o nome do administrador PBX.

asterisk.manager.password para a senha do administrador PBX.






Acesse o diretório Zoho/ztiadapter/bin e execute o seguinte comando sudo sh run.sh




Pronto seu serviço do Zoho PhoneBridge foi iniciado e integrado com o Asterisk.
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